Caarapó
Prefeitura de Coxim e IFMS firmam parceria para implantação do curso de Agropecuária
Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, aconteceu na sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Coxim uma reunião para planejar uma parceria entre a Prefeitura de Coxim e o IFMS. O objetivo da parceria é a cedência de uma área de 7,7 hectares na avenida Mato Grosso do Sul para o curso técnico em Agropecuária, que se inicia em 2024.
O coordenador do curso, professor Luciano Vorgapel, fez uma apresentação com dados, imagens, mapas e gráficos sobre a área pretendida pelo Instituto. A finalidade é dividir a área em três grandes blocos: uma área de preservação permanente (APP), uma área destinada à atividade agrícola e uma área de pomar, com estruturas necessárias para o curso.
Também foi apresentada a infraestrutura necessária a ser construída no local, que inclui poço com reservatório de água, salas para acomodação e armazenamento de materiais e equipamentos e de estudos. Sistema de monitoramento por câmeras, cercamento da área, regularização perante os órgãos públicos, entre outros.
A recuperação do córrego “Criminoso” também foi pauta da reunião, o diretor de ensino Gleison Jardim disse que existe uma proposta de projeto de fazer um repovoamento do Rio Taquari e consequentemente o córrego “Criminoso”, sugerindo ainda estabelecer um modelo de tratamento de resíduos para diminuir o impacto de esgoto lançado no córrego.
Foi discutido ainda que existe um detalhamento do córrego “Criminoso” e acompanhamento de toda a área de produção agropecuária e mata ciliar, que poderia ser feita em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), através do programa Prosolo. Para isso, a equipe da prefeitura irá buscar parceria com a agência.
O prefeito Edilson Magro colocou prontamente a área solicitada pelo IFMS à disposição, visto a importância do projeto, que trará além da formação de novos profissionais, o desenvolvimento e novas oportunidades para o município. O prefeito disse ainda na reunião que seu sonho é o prolongamento da avenida Pedro Pedrossian dando acesso até ao IFMS e a UFMS, acabando com mais uma grande e histórica erosão no município. Uma delas, o famoso buracão, segue com obras de revitalização.
O chefe do executivo ressaltou que o curso de Agropecuária é uma realidade fruto de parcerias, a exemplo dessa que está sendo realizada para a sua efetivação e melhor qualidade de ensino.
Os representantes da prefeitura destacaram a importância da consolidação e manutenção do curso técnico em agropecuária no IFMS Campus Coxim, de muita relevância para estudos de viabilidade técnica para atrair e implantar empresas de agropecuária no município.
Para a viabilidade da doação da área, que foi apresentada no início da reunião, primeiramente, será repassada (cedida) a área por um prazo de 10 anos para o IFMS Campus Coxim. E em seguida, com o investimento na área e estabelecimento da infraestrutura básica feita pelo IFMS Campus Coxim, a mesma seria doada e cedida em definitivo da prefeitura para o IFMS Campus Coxim. E para isso, a equipe da prefeitura buscará a viabilidade legal para realizar essa cedência.
Além dos citados, estiveram presentes a diretora do campus Angela Kwiatkowski e professores do Instituto; vereador Abílio Vaneli; representantes da Prefeitura, o secretário de desenvolvimento sustentável Saimon Cândido, relações institucionais Augusto Marques, gerente de fomento agrário Adilson Alves (Galizé), coordenador de políticas ambientais José de Paula e o gerente de turismo Ricardo Nogueira.