Naviraí
Infovia Digital leva internet gratuita as três praças de Naviraí
A Infovia Digital conta com uma rede de fibra óptica que se estende por mais de 7 mil quilômetros e abrange os 79 municípios do estado
Naviraí está recebendo um importante avanço em infraestrutura urbana com a instalação de internet gratuita com wi-fi e vídeo monitoramento em três de suas praças: a Praça Euclides Fabris, a Praça Sakae Kamitani e a Praça do Skate.
Dessa forma, essa iniciativa, promovida pelo Governo do Estado por meio do programa Infovia Digital, visa proporcionar acesso à internet de alta velocidade e aumentar a segurança pública no Mato Grosso do Sul.
Por isso, a Infovia Digital conta com uma rede de fibra óptica que se estende por mais de 7 mil quilômetros e abrange os 79 municípios do estado, se destacando como uma ferramenta essencial para promover a conectividade e a inovação.
Em Naviraí, totens com câmera e os equipamentos para a conexão de wi-fi gratuito começaram instalados. Contudo, o mesmo vai ocorrer na Praça Euclides Fabris (a Praça Central) e na Praça Sakae Kamitani (na Avenida Campo Grande). Em cada praça será possível até 350 conexões simultâneas por meio do wi-fi gratuito.
Internet gratuita Naviraí
As câmeras, de 180 graus e alcance de até 150 metros, estarão integradas ao Centro de Controle e Monitoramento (CCM), localizado no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) em Campo Grande, auxiliando as forças de segurança — Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Por isso, a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos, enfatizou a importância da Infovia Digital para as três praças, destacando que a iniciativa trará mais agilidade nas ações das forças de segurança e promoverá uma integração eficaz de tecnologias de ponta, com internet gratuita.
Sendo assim, a parceria público-privada Infovia Digital conta com a contrapartida social que oferecida por meio do acesso à conexão Wi-fi disponível aos cidadãos que frequentam as praças públicas. A previsão da implantação da Infovia Digital nos 79 municípios do Estado é de que seja concluída até dezembro de 2024.
Fonte: pm naviraí